CIEI MUNDO MÁGICO
NAVIRAÍ, 09 DE MARÇO DE 2015
TURMA: BERÇÁRIO II A
Justificativa:
A entrada da criança em uma instituição infantil implica na separação dos pais ou daquelas pessoas que constituem o seu universo. Implica também a separação de um contexto físico, em que a criança está habituada, juntamente com a sua mudança diária.
A fase de adaptação à creche significa a entrada da criança em um mundo diferente em que necessita da ajuda, interferência e proteção do adulto. É necessário que se transmita segurança, confiança, para aos poucos, ir conquistando seu espaço e aprendendo a conviver com outras pessoas, adultos e crianças.
A fase de adaptação à creche significa a entrada da criança em um mundo diferente em que necessita da ajuda, interferência e proteção do adulto. É necessário que se transmita segurança, confiança, para aos poucos, ir conquistando seu espaço e aprendendo a conviver com outras pessoas, adultos e crianças.
Objetivo Geral:
- Proporcionar que as crianças conheçam este novo espaço a fim de constituir vínculos e sentimentos de confiança com o ambiente e as pessoas que nele se encontram.
Objetivos Específicos:
- Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
- Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
- Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades das crianças para que sejam feitos os registros e diagnósticos de cada criança;
- Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
- Apreciar leitura de histórias;
- Apresentar procedimentos de contato com os livros;
- Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
- Desenvolver a linguagem oral e corporal;
- Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, rolar, etc.);
- Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora;
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
- Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
- Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;
- Desenvolver a percepção visual e auditiva;
- Desenvolver a motricidade fina e ampla;
- Promover a integração família e escola;
- Conhecer a escola, seus espaços, as pessoas que trabalham nela, valorizando-a e reconhecendo-a como um lugar prazeroso e seguro;
- Interagir com outras crianças e adultos no dia-a-dia.
Conteúdos:
Eu e o outro ( Identidade e autonomia);
Exploração do espaço ( Identidade e autonomia);
Saúde e bem estar: higiene e alimentação (Identidade e autonomia);
Coordenação motora ( movimento);
Comunicação ( Linguagem);
Canto ( musica);
Metodologia:
Músicas cantadas variadas que envolvam: nome das crianças, gestos, animais, sons, etc.
Músicas de vários ritmos.
Vídeos Infantis
Passeios pelas dependências da escola;
Explorar, brincar, subir, descer dos brinquedos existentes no CEI;
Estimular as crianças para que sentem, engatinhem; andem, etc;
Estimular as crianças a se alimentarem com o cardápio do CEI;
Banho de mangueira e chuveirão nos dias quentes;
Explorar espaços como a grama, areia, etc;
Participar do dia do Brinquedo, que será toda sexta-feira.
Atividades:
A TURMA BERÇÁRIO II A |
A TURMA BERÇÁRIO II A |
BRINCADEIRAS EM SALA |
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA |
BRINCADEIRAS NO PARQUE |
BRINCADEIRAS COM TINTA |
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